No conteúdo onde detalhamos as definições de upskilling (atualização/ aprimoramento) e reeskilling (requalificação/ reciclagem) apresentamos alguns dados do relatório sobre o Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial e, em virtude da sua importância, vamos compartilhar mais alguns indicadores que ratificam a necessidade das empresas criarem um ambiente favorável para a aprendizagem viabilizando a sustentabilidade dos negócios.
“Até 2025, 44% das habilidades necessárias para os colaboradores desempenharem suas atividades com eficácia serão alteradas”.
“Estima-se que até 2025, 50% dos trabalhadores atualmente empregados precisarão de requalificação para atender às necessidades de um mercado de trabalho em constante mudança, exigindo uma expansão significativa de upskilling (atualização/ aprimoramento) e reeskilling (requalificação/ reciclagem), sendo que a expectativa das empresas é ter, em até um ano, o retorno de investimento.
Com base neste contexto mundial, apresentamos abaixo 08 benefícios que os programas de upskilling (atualização/ aprimoramento) e reeskilling (requalificação/ reciclagem) podem trazer para as empresas.
Esperamos que estes argumentos contribuam para a criação de um ambiente direcionado para a aprendizagem contínua, reconhecendo o ROI no investimento em capital humano.
08 benefícios que os programas upskilling e reeskilling podem trazer para as empresas.
Redução de custos com processo seletivo:
Existem diversos custos diretos e indiretos envolvidos em um ciclo de contratação de novos colaboradores tais como: clara definição do roll de atividades e competências, alinhamento de expectativas com o recrutador, divulgação, filtro, seleção, entrevistas, negociação, contratação, treinamento/ integração, adaptação e imersão/ pleno domínio das atividades que irá realizar. Além destas etapas, é necessário considerar o fator de risco se o profissional irá adaptar-se à Cultura Organizacional e performar dentro dos indicadores esperados ou se haverá necessidade de substituição, incorrendo em um novo ciclo de investimento para nova contratação. Considerando estes fatores, capacitar um profissional que já está adaptado à empresa e conhece a rotina do trabalho pode ser mais vantajoso.
Melhora a satisfação dos clientes:
O upskilling (atualização/ aprimoramento) e o reeskilling (requalificação/ reciclagem) refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados, seja para clientes internos ou externos, uma vez que tem como objetivo melhorar a forma como a atividade é realizada ou ainda, atender de forma profissional uma nova necessidade da empresa.
Combate a obsolescência digital:
Apresentamos indicadores que comprovam o avanço da tecnologia como um caminho sem volta onde empresas estão automatizando processos e investindo na digitalização, logo, a necessidade de atualização para acompanhar as mudanças é essencial e o processo de aprendizagem contínuo deve ser parte da estratégia corporativa, mantendo os profissionais atualizados e contribuindo para que a empresa sustente sua competitividade colhendo os resultados que as novas tecnologias trazem.
Melhora a produtividade:
Neste estágio, já sabemos que a produtividade e a rapidez são para robôs mas, sem a integração com os humanos, nada disso é possível. O trabalho híbrido que integra humanos e robôs ocupa cada vez mais o ambiente administrativo, contribuindo para redução de erros, melhoraria nos indicadores, aumento da performance profissional 24×7 e acuracidade nos dados viabilizando tomada de decisões mais assertivas de forma escalável dentro da empresa, deixando para os robôs o que é dos robôs e abrindo espaço para que os profissionais possam dedicar-se a atividades mais nobres.
Aumenta a retenção de talentos, nível de confiança e senso de pertencer da equipe:
Quando os colaboradores têm consciência do investimento que a empresa está realizando para aprimorar suas atividades permitindo que sejam melhor desempenhadas ou ainda, desenvolver novas competências para uma transição interna potencializando seus pontos fortes, estarão menos suscetíveis às abordagens do mercado e ficam mais propensos a investir na empresa pois sua presença é reconhecida ao invés de ser substituída por terceiros fora da organização. O nível de confiança da equipe fica mais alicerçado pois é possível aliar conhecimento e experiência à novas técnicas e modelos de trabalho, gerando elevado expertise para a empresa.
Aumenta a atração de talentos e melhora a imagem da marca:
Todos querem jogar em times de alta performance e criar um histórico profissional que reflita uma trajetória de conquistas. Empresas que viabilizam um ambiente de aprendizagem e troca tornam-se aspiracionais pois atraem talentos alinhados com esta cultura de conhecimento onde há espaço para ensinar e aprender competências. Esta cultura organizacional de aprendizagem é percebida pelo mercado e isso contribui para a reputação e imagem da marca tornando-se uma empresa atrativa para novos talentos.
Administra com mais facilidade as mudanças:
Empresas que constantemente investem em upskilling (atualização/ aprimoramento) e reeskilling (requalificação/ reciclagem) são mais adaptadas à mudança de cenário e esta é uma verdade que acompanhamos de perto com nossos clientes que haviam investido em capacitação técnica para o desenvolvimento de robôs. Quando o Covid19 mobilizou o mundo, já estavam no processo de digitalização, portanto mais preparadas para manterem seus níveis de produtividade. Por outro lado, as empresas que estavam em fase de planejamento anteciparam a capacitação das equipes para acelerarem a automação e manterem-se performando, ainda em momentos de crise.
Estimula uma Cultura de Aprendizagem:
O segredo das instituições que sobreviverão ao tempo está em sua capacidade de criar um ambiente que promova o intercâmbio de conhecimento interno e externo e o incentivo à flexibilidade cognitiva, ou seja, empresas formadas por profissionais com sede de aprendizagem, capacidade de assumir novas responsabilidades e sair da zona de conforto adaptando-se a novos cenários, entendendo que o erro é parte do aprendizado e desenvolvimento.
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